Untitled Document Catalizador

O catalisador é uma peça existente no sistema de escapamento de veículos automotores. Localiza-se logo após o coletor de gases do escape, próximo ao motor. Essa peça, formada por um miolo cerâmico ou metálico, é responsável pela transformação de grande parte dos gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos ao ambiente e à saúde.

A utilização do Catalisador protege o meio ambiente e ao eliminá-lo do veículo o proprietário fica sujeito a penalidades previstas na Legislação. Há ainda a possibilidade de falhas e inutilização de peças do motor.

Gasolina x Diesel

O termo catalisador é usado para vários tipos de elementos responsáveis pela catálise. Nos veículos movidos a diesel estão presentes um catalisador de oxidação e em certos casos, se necessário for, um filtro de partículas. Já os modelos a gasolina, são formados por um conversor catalítico, que diminui a emissão de óxidos de azoto, monóxido de carbono e hidrocarbonetos não queimados.

Funcionamento catalisador

Os gases nocivos (CO, Nox e HC) provenientes do motor chegam ao catalisador e passam pelo miolo de cerâmica em forma de colméia, onde reagem com outros produtos químicos presentes e seguem em direção ao cano de escape para serem liberados na forma de Vapor D'água, Gás Carbônico e Nitrogênio.

Cuidados com o Catalisador

Se o catalisador do seu veículo estiver danificado ou com o funcionamento prejudicado, ao invés de transformar gases nocivos em inofensivos, ele pode fazer com que esses gases se tornem ainda mais perigosos à saúde e ao meio ambiente. Além de tudo, o preço de um catalisador varia de 260,00 à 3.600,00 reais, dependendo o modelo e a nacionalidade do veículo. Por isso cuidar do catalisador do seu veículo é fundamental para o seu bolso.

Algumas dicas de cuidados com o catalisador:

  • Tentar fazer com que o motor do veículo funcione empurrando o carro em ponto motor numa descida ou insistir excessivamente com a ignição pode estragar o catalisador.
    Há o risco de enviar gasolina para o catalisador antes de ser queimada, o que pode danificá-lo;

  • Andar com o carro quase sem combustível também pode prejudicar o funcionamento
    do catalisador;

  • Evite bater o assoalho do veículo. Cuide com as lombadas, os impactos podem rachar
    o catalisador;

  • Fique atento ao nível do óleo, ele nunca deve estar em excesso;

  • A sonda lambda (sensor que controla a mistura entre o ar e a gasolina e está localizado entre o tubo de escape e o catalisador) também pode ser afetada caso o catalisador não esteja funcionando normalmente;

  • Revise sempre toda a parte elétrica do seu veículo, mantendo-a em dia;

  • Evite o uso de aditivos no combustível ou no óleo lubrificante, que não sejam recomendados pelo fabricante;

  • Não permita que entre água pela ponteira quando o escapamento estiver aquecido;

  • O prazo para a troca dos catalisadores depende da marca do veículo. Leia o Manual do Proprietário do seu carro com muita atenção e verifique o tempo de vida útil dessa peça.

Saude e Ambiente


O Catalisador é responsável pela transformação de grande parte dos gases tóxicos produzidos pelo motor em gases inofensivos ao ambiente e à saúde, contribuindo assim para a melhoria do ar que respiramos. Isso ocorre devido a presença de metais nobres que reagindo com outros produtos químicos, possibilitam a redução da poluição, sem usar nenhum tipo de filtro.

A tabela abaixo mostra alguns gases produzidos pelo motor que se não fossem transformados em ar puro pelo catalisador poderiam causar males à saúde de todos nós e ao meio ambiente.

 

Gases
Efeitos
Após Catálise
  HC
  Hidrocarboretos
 Causa irritação nas vias  respiratórias, anemias, leucemias
 e câncer pulmonar.
 Transforma-se em vapor de  água e gases inofensivos.
 CO
  
Monóxido
  de Carbono
 Causa asfixia sistêmica,  pneumonias e danos cerebrais.  Transforma-se em gás  carbônico (gás exalado
 ao respirarmos).
 NOx
  Óxido de
  Nitrogênio
 Causa ardência nos olhos, no nariz  e nas mucosas, bronquites,  enfisemas, insuficiência respiratória  e até mutações genéticas.  Transforma-se em  Nitrogênio (que representa  75% do ar que respiramos  na atmosfera).
 O3
  Oxidantes
  Fotoquímicos
 Causa irritação nos olhos, garganta  e infecções generalizadas.  A transformação dos gases  HC, CO e NO, evita a  formação de O3

Original x Falsificado

A retirada do Catalisador Automotivo é um ato ilegal, é considerado um crime ambiental.

O Catalisador Original possui em seu centro os componentes necessários para a conversão de gases poluentes em gases inofensivos.

Já os catalisadores falsificados são apenas uma carcaça com um tubo soldado. Em seu miolo não há nada, o que faz dele uma peça inútil.

O uso do Catalisador é obrigatório por lei, por isso tome cuidado com os Golpes no Mercado.

O constante crescimento do número de veículos que circulam no Brasil, são cerca de 25 milhões de veículos, o que representa 90% da poluição emitida à atmosfera. Graças à obrigatoriedade do uso do catalisador desde 1992 os índices de poluição proveniente dos motores automotivos não cresce.

No entanto, existem hoje cerca de três milhões de veículos que rodam no Brasil com catalisadores danificados, adulterados ou até sem o componente. Isto pode render ao proprietário do veículo ou ao estabelecimento responsável pelo ato uma multa que pode variar entre R$ 500,00 a R$ 10.00,00 conforme o artigo 54 da Lei Federal nº 9605 de 12 de fevereiro de 1998 e os artigos 46 e 48 do Decreto Federal nº 3179 de 21 de setembro de 1999.

Lei de Crimes Ambientais

Para que isso não aconteça com você tome alguns cuidados com o catalisador do seu veículo.

Legislação

A Legislação referente ao uso de catalisadores foi implantada em1992, e exigia o catalisador nos modelos a gasolina, o que se estendeu a todos os veículos "zero quilômetro", a partir de 1993. Decreto Nº 3.179, de 21 de Setembro de 1999.

Lei de Crimes Ambientais

Assim, a verificação do estado do catalisador é essencial e pode ser feita facilmente por meio de análise do nível de monóxido de carbono. Vale lembrar também que alguns modelos de veículos já trazem em seu painel uma luz de aviso sobre o catalisador, o que facilita sua verificação.

...


Avenida Governador Bias Fortes, 598 E, Pontilhão - Barbacena-MG CEP: 36204-168
Tele/Fax: (32) 3333-4925
Total de visitas 8606 !

by
JuniorDesign